Por Alphajor Studio em 14 de dezembro de 2016 | Marketing Digital, Redes Sociais

Como fazer sorteios no Facebook e as principais regras


Você já deve ter visto diversas promoções com sorteios no Facebook solicitando que os usuários compartilhem ou curtam determinada página para concorrer a algum prêmio. Mas até que ponto essa ação é realmente eficiente para o negócio e, o mais importante, até que ponto estas empresas estão agindo em conformidade com as leis?

A primeira coisa que você precisa saber é que a grande maioria das empresas está fazendo promoções e sorteio de forma errada, segundo as diretrizes do Facebook.

O Facebook disponibiliza um guia completo com as regras do que pode e não pode fazer nas promoções, deixando claro que:

3. As promoções podem ser administradas nas Páginas ou dentro dos aplicativos no Facebook. Linhas do tempo pessoais e conexões de amizade não devem ser usadas para administrar promoções (por exemplo, “compartilhe em sua Linha do tempo para entrar” ou “compartilhe na Linha do tempo de seu amigo para obter entradas adicionais” não é permitido).

Abaixo mais algumas ações que não são permitidas no Facebook

  • Obrigar o participante a ter um determinado número de curtidas ou compartilhamento na publicação.
  • Fazer concurso para eleger a melhor frase, foto ou melhor respostas.
  • Realizar ou divulgar o sorteio através de mensagem privada ao ganhador. O resultado precisa ser divulgado na linha do tempo com a marcação do ganhador.
  • Exigir que o participante curta, comente ou compartilhe, seja vídeo, foto ou qualquer outro tipo de publicação.
  • Tornar obrigatório o compartilhamento da imagem do sorteio;
  • Exigir que ele compartilhe o post da promoção de forma pública.

Veja aqui todas as regras para realização de promoções dentro do Facebook.

Fora todas estas restrições do próprio Facebook, todos os sorteios devem ser registrados pela Caixa Econômica Federal, detalhando a mecânica do concurso. A taxa da inscrição varia conforme o valor do prêmio e o prazo para a efetivação gira em torno de 45 dias.

E concurso cultural, pode?

Sim. O concurso cultural é uma modalidade onde o ganhador será premiado por mérito como por exemplo a melhor frase ou ou resposta mais rápida. Mas veja bem, os concursos culturais não podem:

  • Divulgar o nome da marca que está promovendo;
  • Fazer alusão a data comemorativa, como Natal, dia das Mães, etc.
  • Premiar com produtos da própria empresa;
  • Solicitar que o participante se cadastre.

O concurso cultural também não pode ser realizado exclusivamente nas redes sociais. O Facebook pode ser usado como propulsor do concurso, mas ele deve ser realizado em sites ou hotsites, antes de ser divulgado nas redes sociais.

E o que acontece com quem não cumpre as determinações?

Quem realiza sorteios sem fazer a inscrição na caixa, corre o risco de receber uma multa no valor integral do prêmio e até 2 anos sem poder realizar promoções e sorteios.

Mas os meus concorrentes estão fazendo!
Muitas empresas acabam apenas copiando o que o seu concorrente está fazendo, sem saber se está certo ou errado. Pior ainda, muitas agências promovem sorteios e concursos como estratégias sem ter noção de que estão fazendo da forma errada e colocando seu cliente em risco.

Mas vale a pena fazer esse tipo de promoção?

É tentador utilizar este meio para conseguir alguns likes em pouco tempo na página. Você pode conseguir 10 mil, 20 mil, 30 mil seguidores na página, mas do que adianta todos estes likes, se a página não tiver engajamento mais tarde? Por isso é importante analisar se realmente este tipo de ação pode trazer algum retorno para seu negócio.

As promoções realizadas no Facebook, podem atrair muitas pessoas a curtir a página, porém elas não estão interessadas no seu produto ou na sua marca, e sim em receber o prêmio. Além de perfis falsos, criados unicamente para participar desse tipo de ação, após o sorteio, o nível de pessoas engajadas e que continuam a curtir suas próximas publicações será quase nulo.

O que você precisa entender é que “likes” na Fan Page não deve ser um objetivo, e sim um resultado de uma estratégia forte de conteúdo e relacionamento com os seus usuários, além de ser um número para medir o real crescimento e engajamento da sua estratégia.

Se ainda assim deseja realizar um sorteio em sua página, certifique-se de preencher os formulários e pagar as taxas equivalentes na Caixa Econômica Federal. E caso esteja planejando realizar um concurso cultural, atente-se para as restrições acima.

Um grande abraço,
Marcelinho

Compartilhe:

Sugestão de leitura

Alphajor Studio

O Alphajor Studio é uma agência completa! Planejamos, criamos e executamos grandes ideias. Temos o cuidado de analisar e entender cada negócio para criar uma estratégia para atingir seus objetivos comerciais.